Setor Universidades

Uma das finalidades pastorais da Reitoria São Miguel, em Arcoverde, conforme se lê na provisão do seu Reitor, é desenvolver “um particular serviço pastoral aos enfermos e aos estudantes nas Faculdades da cidade” de Arcoverde”.

Esta iniciativa terá suas diretrizes básicas nas orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Episcopal para a Educação e a Cultura, em seu Setor Universidades.

SAIBA MAIS SOBRE O SETOR UNIVERSIDADES

 O que é a Pastoral Universitária? O que pretende?

A Pastoral Universitária (PU) é a ação evangelizadora da Igreja no âmbito universitário, coordenada e em comunhão com o bispo diocesano. É uma pastoral de fronteira, âmbito privilegiado do diálogo da Igreja com a cultura, com o mundo acadêmico e com as perguntas existenciais de estudantes, professores e funcionários. Esse diálogo se estende a todos, pois a universidade é um lugar importante para as transformações da sociedade e do pensamento. Sem a presença da Pastoral Universitária, a Igreja perde tanto a oportunidade de fecundar tal espaço quanto de enriquecer-se com o diálogo e os questionamentos próprios do âmbito universitário, perdendo paulatinamente a sua relevante incidência cultural.
6. Sua missão é evangelizar o mundo universitário a partir de Jesus Cristo, construindo comunidade eclesial nesse âmbito, colaborando para formar profissionais que vivam a alegria do encontro com Ele e que, seguindo os valores do Evangelho e os ideais do Reino de Deus, sejam promotores de um mundo justo e solidário para todos.

A PU pode acontecer dentro de uma Instituição de Ensino Superior Católica ou não, quer sejam públicas ou privadas. Sua AÇÃO EVANGELIZADORA pode ser desenvolvida por meio de:

• Uma Pastoral ligada diretamente à diocese/arquidiocese, com um assessor ou coordenador, que realiza as atividades nas Instituições de Ensino Superior ou reúne os interessados nas paróquias.

• Paróquia universitária e capelanias universitárias, onde padres e leigos trabalham a serviço da comunidade universitária no espaço geográfico da Instituição de Ensino Superior ou no espaço geográfico da diocese/arquidiocese, para atendimento das pessoas ligadas a esses ambientes.

• Centros e núcleos culturais ou semelhantes, voltados para o diálogo fé e cultura.

• Grupos de convivência e experiências, formados por participantes de movimentos e comunidades que atuam no meio universitário, bem como grupos orientados por congregações ou Institutos de Vida Consagrada.

• Serviços e atividades realizadas nas dimensões do Ensino, Pesquisa e Extensão. Objetivos específicos da Pastoral Universitária

Ser cristão significa aderir às palavras e ações do Mestre, que provocam em nós a contínua reflexão e busca da vontade de Deus em cada situação. Nesse sentido, dentre os diversos objetivos da Pastoral Universitária, merecem destaque:

• Promover a presença da Igreja nas Instituições de Ensino Superior, fomentando a experiência da fé cristã no âmbito universitário por meio de pequenas comunidades de estudantes, professores e funcionários, que testemunham e anunciam a centralidade dos valores do Evangelho de Jesus de Nazaré em suas vidas.

Paróquia pessoal universitária atende a todos os católicos universitários a ela circunscritos, e presta a eles todos os serviços próprios e inerentes a uma paróquia (Cf. Código de Direito Canônico, nn. 518 e 813).

• Incentivar, no ensino, na pesquisa e na extensão, o diálogo entre fé e razão, fé e ciência, religião e cultura.

• Influenciar significativamente a vida universitária, no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão, por meio de projetos e atividades nos três eixos da Pastoral: espiritualidade, reflexão-formação e ação social solidária.

• Motivar e acompanhar estudantes e profissionais para que sejam, profeticamente, profissionais competentes nas suas áreas de conhecimento, promotores de um mundo justo e solidário segundo os valores do Evangelho e os ideais do Reino de Deus.

• Resgatar e testemunhar, no interior da vida universitária, a dimensão religiosa como parte integrante e integradora do ser humano.

• Trabalhar pela unidade e comunhão das diferentes expressões católicas presentes no âmbito universitário.

• Promover a interação, o diálogo e a unidade dos diversos grupos cristãos presentes na vida e no contexto em que as Instituições de Ensino Superior estão inseridas.

• Favorecer e incentivar o diálogo inter-religioso visando à tolerância religiosa, ao enriquecimento humano e ao testemunho religioso no âmbito universitário.

• Promover, cuidar e testemunhar na vida universitária, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, a dignidade da vida humana, por meio de presença coerente, projetos e atividades, que explicitem a dimensão política, profética e libertadora da fé cristã.

• Irmanar-se e participar das diversas iniciativas e ações em defesa da construção de uma sociedade sustentável, que preserve a vida e o meio ambiente.

• Promover a participação e o protagonismo juvenil na construção da cultura da paz e da sociedade justa, fraterna, solidária e ecológica.

Você, educador ou aluno universitário, entre em contato conosco para conhecer melhor e colaborar conosco na organização deste trabalho em nossa cidade. Telefone: (87) 3822-2045